Categorias
SAÚDE MENTAL

SOMOS LUZ E SOMBRA!

A ACEITAÇÃO DA NOSSA LUZ E DA NOSSA SOMBRA NO PROCESSO DE EVOLUÇÃO INTERIOR DE ACORDO COM A NOSSA PSIQUE

O estado interno de sofrimento de qualquer pessoa ocorre devido a uma constante comparação com o outro. Qualquer tipo de comparação ou julgamento nos deixa em estado interno de sofrimento.

Ser luz e ser sombra é da natureza do ser humano. Toda vez que o meu pensamento me levar para o julgamento e comparação, devo parar para entrar em pleno estado de graça e bênção.

O ser humano sempre busca o sofrimento e a aceitação é o 1º passo para vencer os estados de sofrimento e dor.

Existem dois tipos de mente: consciente e inconsciente.

A mente consciente é aquela que me capacita para tudo o que posso compreender e a mente inconsciente é aquela que foge à compreensão, é tudo o que não posso entender.

“SOMOS SERES PERFEITAMENTE IMPERFEITOS”

E o que é o estado de sofrimento?

Estado de sofrimento é quando nos encontramos “pesados”, infelizes, irritados, pessimistas e sem esperança.

Já o estado de graça é aquele em que nos encontramos quando, estamos confiantes, otimistas, alegres e solidários.

A oração e a meditação nos levam ao estado de graça. Numa batalha energética de dor e sofrimento nós temos desconexão, orgulho, medo, raiva, soberba, involução, destempero, falta de sincronicidade.

A forma mais simples de estarmos em estado de graça é quando fechamos nossos olhos por um breve intervalo de tempo e sentimos a nossa respiração e a sua cadência. É o encontro íntimo de você contigo mesmo.

 

“ILUMINE-SE, CAMINHE O CAMINHO E OBTENHA PROSPERIDADE”

Em toda a nossa trajetória nós podemos SUPERAR TUDO, renascendo e revivendo cada obstáculo. Isso tudo deve-se ao nosso processo de ressurreição diário, que se define através da redenção, do renascimento, da vida, renovação, do novo ciclo, restauração, vitória, transformação e cura.

Quando não aceitamos a nossa imperfeição carregamos um peso que se chama CULPA.

Nos sentimos culpados quando não entendemos nossa missão nesta terra.

Mas quem foi que disse que você não foi escolhido por Deus para ser colocado nesta família à qual você faz parte? Ei! Você não está aí por acaso! Você está aí para mudar, reestruturar e transformar, quebrando maldições familiares.

Lembre-se:

“ É  NO VENENO QUE SEMPRE ESTARÁ O ANTÍDOTO ”

Existem 3 LEIS UNIVERSAIS que regem os sistemas e nossa vida. Elas coexistem e agem ao mesmo tempo. São elas: lei da ordem (quem veio primeiro), do equilíbrio (quem planta colhe e quem não planta, não colhe, simples assim) e lei do pertencimento (sou filho, logo existo).

 

Assim como existem as leis universais, existem também as 4 ORDENS DO AMOR. Você já ouviu falar?

 

  • 1ª ORDEM: os filhos tomam a vida assim como ela é dada a eles (sem julgamentos); ACEITAÇÃO.
  • 2ª ORDEM: os filhos tomam o que seus pais dão, para a vida além de como ela é; agora o filho coloca o seu SIGNIFICADO, a sua decisão de melhorar e vencer (é agora sua própria vida , o seu próprio caminho); os filhos aprendem com a história de seus pais e param de sofrer com as diferenças.
  • 3ª ORDEM: respeitar o que pertence a nossos pais e permitir que eles façam somente o que podem e o que devem fazer; RESPEITO ÀS CRENÇAS, AOS VALORES E SIGNIFICADOS de nossos pais.
  • 4ª ORDEM: os PAIS, sobre qualquer variável, SÃO MAIORES QUE OS FILHOS.
  • 5ª ORDEM: cada um tem o seu lugar na sua família e tem o DIREITO DE PERTENCER à essa família.

“QUEM DISSE QUE NÃO SOMOS OS ESCOLHIDOS, POR DEUS OU PELO UNIVERSO, PARA RESTAURAR, RECONSTRUIR, RESSIGNIFICAR, A HISTÓRIA DA NOSSA FAMÍLIA?“

Categorias
SAÚDE MENTAL

TIPOS DE TEMPERAMENTO

COMO SOU E PORQUE SOU, ASSIM?

O MEU TEMPERAMENTO ME DEFINE

Todos nós temos certos tipos de comportamento que nem sempre entendemos, como e porque ocorrem, que são conhecidos como temperamento.

Quem nunca ouviu alguém dizer: “Fulano tem um temperamento muito difícil!”?

O temperamento é, de acordo com a psicologia, um traço de nossa personalidade que aponta quais particularidades estão presentes em nosso comportamento, principalmente ao que se refere aos 3 “as” da personalidade que são: afetividade, atividade e atenção.

Baseado nisso, foram estipulados 4 tipos de temperamento: colérico, melancólico, sanguíneo e fleumático.

Cada temperamento tem suas características próprias, que definem claramente como somos, pensamos e agimos frente a determinadas situações. Vejamos:

Sanguíneo:  expansivo, otimista e impulsivo.

Fleumático: sonhador, pacífico, dócil.

Colérico: explosivo, ambicioso e dominador.

Melancólico: tímido, artístico e solitário.

Em que ajuda descobrir meu tipo de temperamento?

Quando sabemos o que esperar de nós mesmos e das pessoas que fazem parte de nosso convívio, passamos a exercitar hábitos mais saudáveis e entender, controlar e canalizar nossas emoções, em prol do desenvolvimento de nossa inteligência emocional.

 

De que maneira os temperamentos influenciam no mercado de trabalho?

Os setores de recursos humanos das empresas costumam avaliar os tipos de comportamento para predeterminar a postura do funcionário no ambiente laboral. Isso é importante para que se identifique o seu perfil e colabore no processo de sua contratação, a fim de que todo o seu potencial seja aproveitado ao máximo.

 

Bem, sem mais delongas, vamos desvendar o modo comportamental de cada temperamento antes que algum colérico perca a paciência (rs, rs).

Temperamento COLÉRICO

Dentre os tipos de temperamento, o colérico se mostra como “o mais selvagem” entre os demais. Ou seja, trata-se do temperamento mais explosivo e agressivo. Isso aponta diretamente para a índole do indivíduo, de maneira tal que você consegue traçar previamente o seu comportamento.

Sem contar que pessoas detentoras desse temperamento são geralmente dominadoras e ambiciosas. Embora também sejam enérgicas, façam planejamentos e tenham determinação, são impulsivas no modo de agir. Com isso, precisam trabalhar aspectos tais como:

 

Intolerância

Infelizmente, os coléricos se mostram bem limitados com algumas ideias e costumes ao redor. Têm dificuldade em aceitar novidades e introduzir o que é diferente do seu modo de ser e pensar. Em casos mais graves, têm dificuldades para estabelecer relacionamentos e se mostram ofensivos, agredindo a moral e a ética do outro.

 

Egocentrismo

Existe uma ideia bastante consensual de que os coléricos sejam o centro do universo, o que é verdade. Os coléricos acreditam que tudo deve girar em torno deles, de maneira que apenas eles importam. Portanto, não é difícil inferir que a sua postura acaba dificultando relacionamentos interpessoais com amigos e colegas de trabalho.

 

Impaciência

A paciência é uma virtude que se mostra estranha a esse grupo. Isso porque eles não se enxergam tão à vontade com um trabalho mais delicado, sensível e que necessita de tempo. Assim, podem comprometer suas atividades diárias e entregar resultados aquém do esperado.

No ambiente de trabalho:

Pontos fortes: determinação, habilidade de liderança e praticidade;

Pontos que precisam ser trabalhados: egocentrismo, intolerância e impaciência.

Temperamento FLEUMÁTICO

Dentre os tipos de temperamento, o fleumático se mostra como “o mais dócil de todos”. Isso porque tem uma postura bastante pacífica,  sonhadora e enxerga a vida de um jeito mais positivo. Assim, é confiável e equilibrado como é esperado a partir de seu comportamento.

Uma parte importante do seu temperamento é ser adepto de uma rotina mais rígida em relação às suas tarefas. A super valorização do silêncio dá espaço suficiente para pensar em suas ações. Por isso, é difícil ver um fleumático perder o controle. Outras características que traz em sua personalidade são:

 

Paciência

Paciência não é uma virtude para todos, mas felizmente o fleumático exerce-a com facilidade. Isso é um movimento natural do seu temperamento, de maneira que o coloque em rápida posição de aprendizado. Não é de se admirar que consigam realizar feitos difíceis e importantes em sua vida.

 

Disciplina

O fleumático só chega no lugar que deseja porque é bastante disciplinado com sua rotina. Ele traça metas com facilidade para que alcance rapidamente os seus objetivos na vida. Por esse motivo, a maioria torna-se personalidade de sucesso ou, não raro,  tem uma posição de destaque.

 

Resistência às mudanças

Apesar de todas as qualidades que trazem, são bastante resistentes em se adequar a mudanças. Uma vez que isso pode tirar seu controle sobre as coisas. Isso acaba tornando-os mais indecisos em alguns momentos, e também mais lentos. Afinal, resistir pode significar atraso ou adaptações tardias.

No ambiente de trabalho:

Pontos fortes: são equilibrados e confiáveis;

Pontos que precisam ser trabalhados: lentidão, resistência às mudanças e indecisão.

Temperamento MELANCÓLICO

O melancólico se mostra bastante sensível com suas emoções e possui um dos tipos de temperamento mais profundos. São detalhistas graças à sua parte introvertida. Porém, apresentam grandes dificuldades em expor suas emoções e sentimentos aos outros.  Isto faz com sejam mais distantes nas relações que estabelecem socialmente.

Embora tenham cautela, costumam ser fiéis com aqueles em quem acreditam ou às ideias que defendem. Isso não significa que não podem exercer seu lado de desconfiança e ter cautela quando necessário. Quanto ao lado profissional, o indivíduo melancólico costuma escolher profissões que possa exercer sozinho. Pois sentem-se mais livres sem parceria ou ordens  de outra pessoa.

Ainda que possam se mostrar egoísta, inflexível e, muitas vezes, pessimista, a pessoa melancólica tem o seu lado positivo. Suas maiores qualidades são: lealdade; sensibilidade e dedicação.

Além disso, consegue se importar e se dedicar aos demais, quando necessário.

No ambiente de trabalho:

Pontos fortes: lealdade, dedicação e sensibilidade;

Pontos que precisam ser trabalhados: egoísmo, pessimismo e inflexibilidade.

Temperamento SANGUÍNEO

Ao contrário do melancólico, o sanguíneo tem um dos tipos de temperamentos mais otimista do quadro. É muito expansivo, de maneira que sua presença contagia o ambiente onde está. De modo que não passa sem que seja notado. Contudo, pode se mostrar impulsivo, tomando atitudes pouco pensadas em momentos importantes de sua vida.

A espontaneidade o faz querer interagir com o máximo de pessoas possível, pois esse é o seu lugar. Por exemplo, é acostumado a fazer gestos chamativos e se sentir muito bem em público. Mostra-se adaptável, entusiasta e resiliente, de maneira que se recupera facilmente de situações difíceis e aprende com suas vivências.

Entretanto, os sanguíneos precisam trabalhar sua impulsividade para que não se arrependam de suas atitudes. Além disso, o sanguíneo necessita melhorar a sua superficialidade, falta de atenção e exagero em seu comportamento.

 No ambiente de trabalho:

Pontos fortes: são comunicativos, resilientes, adaptáveis e entusiastas;

Pontos que precisam ser trabalhados: impulsividade, falta de atenção, superficialidade e exagero.

Descubra agora o seu temperamento fazendo o teste abaixo, que dura apenas 4 minutos.

Categorias
JARDINAGEM SAÚDE MENTAL

COROA-DE-CRISTO

Com flores minúsculas, porém delicadas, essa planta possui espinhos que causam um verdadeiro estrago quando tocados. Os espinhos podem ser um problema para pessoas com crianças e animais de estimação em casa, no entanto, eles também podem ser usados como “segurança”, pois além de delimitarem um espaço, servem para impedir o acesso indevido a áreas particulares.

 

Um outro fato importante a ser levado em conta é a sua seiva leitosa tóxica, que pode causar queimaduras e irritação na pele, se não for retirada a tempo, após contato.

 

Sua ficha técnica:

        – Origem: Madagascar

        – Outros nomes como é conhecida: coroa-de-espinho, colchão-de-noiva, dois-irmãos, bem-casado

        – Categoria: arbustos que podem alcançar 1 metro de altura

        – Mudas: por estaca

        – Luz: sol pleno

        – Rega: água em quantidade média

        – Dificuldade: fácil

Categorias
NUTRIÇÃO

ALIMENTOS x ENXAQUECA

Será que há alguma relação entre enxaqueca e alimentação?

Existem alimentos que podem causar enxaqueca? Quais são eles? A adoção de uma dieta adequada elimina esse problema?

Existe realmente uma ligação entre a enxaqueca e a alimentação, mas para entender melhor o papel dos alimentos, é necessário conhecer os fenômenos clínicos que levam aos sintomas que atormentam tantos pacientes com crise de enxaqueca.

Tais problemas atingem entre 4 e 16% da população brasileira, predominantemente mulheres.

Os sintomas marcantes da enxaqueca são dor de cabeça latejante, localizada ou difusa, acompanhada, ou não, de distúrbios visuais e digestivos.

Quando as artérias se contraem, surgem o mal estar, as alterações visuais e outros fenômenos sensitivos. Quando as artérias se dilatam e batem na rede nervosa, que envolve o cérebro, formam-se dores terríveis.

Esses fenômenos acontecem devido a alterações relacionadas com o equilíbrio, na circulação sanguínea, das substâncias envolvidas nos mecanismos alérgicos. São comuns também os casos de enxaqueca em pessoas intolerantes a certas bebidas, alimentos, adoçantes e anticoncepcionais.

Estudos revelam que, nos pacientes com enxaqueca, ocorre um desequilíbrio nos níveis de histamina e serotonina. As substâncias precursoras da histamina e da serotonina estão contidas em alguns alimentos, que devem ser reduzidos ou simplesmente abolidos da dieta de quem sofre com essas dores.

Em grupo, essas substâncias estão no chocolate (o vilão para quem sofre de enxaqueca), ovos e derivados (massas, pizzas, bolos, pudins, maionese, etc), laranja, queijo prato, feijão, vinho tinto e cerveja.

Uma dieta que ignore esses alimentos rende bons resultados no tratamento da enxaqueca.

A ênfase que se dá à alimentação adequada deve ser entendida como uma alternativa louvável à ingestão de medicamentos, no tratamento de doenças crônicas como a enxaqueca.

Incluir na dieta alimentos como a castanha-do-pará, atum, canela, grão de bico, granola, pães, entre outros podem ajudar a diminuir as crises de enxaqueca.

Alguns alimentos que contêm selênio (encontrados na castanhas) podem ajudar a diminuir o estresse. O triptofano (contido em alimentos como a banana) libera serotonina e traz a sensação de bem-estar. Já os anti-histamínicos (presentes na canela e gengibre) inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor.

Para a Gerente de Nutrição do Hospital do Coração, em São Paulo, Rosana Perim,  no período menstrual, os alimentos ricos em magnésio (encontrado na castanha-do-pará) e em ômega 3 (presentes no salmão) representam um importante papel nesta fase e ajudam no controle das crises, podendo ser consumidos tranquilamente durante este período.

Em contrapartida, é importante também evitar alguns alimentos gordurosos (que liberam a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor), cafeinados (substâncias que alteram a circulação sanguínea) e bebidas alcoólicas (provocam vasoconstrição dos vasos sanguíneos).

Alimentos que auxiliam no controle da crise de enxaqueca:

  • Semente de linhaça, atum, sardinha, salmão ou cavala, pois são ricos em ômega 3;
  • Castanhas, amêndoas e amendoim: ricos em selênio, que diminui o estresse;
  • O triptofano ajuda a liberar serotonina, que proporciona sensação de bem-estar. Alimentos como a banana, erva-cidreira, maracujá, pão, arroz, feijão e granola contêm essa substância;
  • Os anti-histamínicos inibem a produção de prostaglandina, responsável pela sensação de dor. São encontrados no orégano, cravo, canela e gengibre;
  • Alguns estudos demonstram que a deficiência de magnésio pode representar um importante papel no desenvolvimento da enxaqueca no período menstrual. Encontrado em amêndoas, avelã, castanha-do-pará, amendoim, alcachofra e espinafre.
  • O consumo de alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como feijão, lentilha e grão de bico, também ajuda a prevenir a enxaqueca.

Alimentos que podem desencadear as crises de enxaqueca:

  • Adoçantes artificiais e produtos diet e light (aspartame e sucralose);
  • Carnes curadas, defumadas, embutidos, salsicha e linguiça, contêm nitratos e nitritos, substâncias que aumentam a dilatação dos vasos sanguíneos;
  • Refrigerantes a base de cola, guaraná, café e o chá mate devem ser evitados, pois possui cafeína, substância estimulante que pode alterar a circulação sanguínea;
  • Bebidas alcoólicas como: vinho tinto, espumantes e destilados em geral possuem fenóis, aldeídos e sulfetos. Essas substâncias podem provocar vasoconstrição dos vasos sanguíneos;
  • Chocolates, queijos duros e frutas cítricas contêm tiramina, substância que libera a prostaglandina, hormônio responsável pela sensação de dor;
  • Aditivos alimentares, como o glutamato de monossódico presente em temperos e alimentos industrializados e embutidos.