Categorias
NUTRIÇÃO SAÚDE MENTAL

SOCORRO, DESCOBRI QUE ESTOU ENVELHECENDO AOS 30 ANOS!!

SOCORRO, DESCOBRI QUE ESTOU ENVELHECENDO AOS 30 ANOS!! SERÁ QUE ESTOU PREPARADO(A) PARA ISSO?

A geriatra Maisa Kairalla, da Universidade Federal de São Paulo e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, ensina como se preparar para a idade derradeira.

Meu mundo caiu com essa descoberta!

Todo mundo sabe, que desde o momento que saímos da barriga da nossa mãe, nosso temível relógio da vida começa a girar e dia após dia estamos mais velhos que o dia anterior. Mas estudos indicam que é a partir da terceira década de vida (30 anos) que o processo de envelhecimento começa a se acentuar e trata-se de um fenômeno totalmente natural.

É para se preocupar? Talvez sim … ou não. Isso dependerá do COMO e não do QUANDO tudo começa.

Mas esse papo é para um outro momento. 

  • COMO ENVELHECER DE MODO SAUDÁVEL (a partir dos 30 anos de idade !!)

Quando pensamos em COMO envelhecer e não em QUANDO envelhecer é que a mágica acontece.

Com esse pensamento podemos mudar hábitos e procurar manter tanto a saúde física como a mental e emocional. E é claro que tais atitudes devem começar muito antes dos 60 anos de idade. Saiba que 70% do processo de envelhecimento dependem de nós e dos nossos comportamentos (incluindo o acompanhamento médico). Só 30% podem ser atribuídos à genética.

Fatores como escolhas alimentares, sedentarismo ou não, controle do estresse influenciam no processo de envelhecimento saudável, mas existe um critério que quase todo mundo deixa passar batido que é ter um propósito de vida. Precisamos ter objetivos, princípios e ideias que nos movam.

E você? Qual é seu maior objetivo nesse momento? Conta para mim.

Categorias
NUTRIÇÃO

DIETAS PARA PESSOAS COM MAIS DE 50 ANOS

À medida que as mulheres se aproximam dos 50 anos, seus corpos se preparam e passam pela menopausa e outros efeitos colaterais do envelhecimento. Assim, muitas precisam adotar abordagens novas e diferentes para manter a saúde, inclusive adaptando a dieta para obter os nutrientes necessários. 

Como esse é um momento em que ela sofre flutuações hormonais, podem aparecer alterações no metabolismo e no peso corporal. Da mesma forma, osteoporose, osteoartrite e alterações na regulação do açúcar no sangue (a resistência à insulina pode ocorrer devido a alterações hormonais), são outras condições que as mulheres com 50 anos ou mais podem enfrentar.

Dito isso, confira as melhores dietas, ou melhor, estilos de vida, para mulheres acima de 50 anos que podem ajudar a apoiar massa muscular saudável, equilíbrio hormonal e controle adequado do peso.

 

  • Dieta mediterrânea

A dieta mediterrânea é ótima para a saúde do coração e pode prevenir câncer e diabetes. Não restringe ou elimina nenhum grupo de alimentos, mas incentiva tudo com moderação. Enfatiza os carboidratos de frutas e vegetais, além de grãos integrais, que possuem muita fibra e que deixam você se sentindo satisfeito por mais tempo. Seu cardápio prioriza gorduras ômega-3, encontradas em alimentos como peixe e azeite, que também aumentam a saciedade, além de ajudar na produção de hormônios. Ainda é rica em proteínas, tanto em produtos vegetais quanto em animais. Este nutriente é importante para mulheres com 50 anos ou mais, que precisam dele para combater a perda muscular que ocorre com a idade.

 

  • Dieta paleolítica

A dieta paleolítica (ou simplesmente paleo) é um plano de refeições rico em proteínas e com pouco carboidrato, rico em ovos, vegetais, frutas, nozes e carne não processada. Sua natureza mais baixa em carboidratos é benéfica para mulheres na faixa dos 50 anos, que podem estar lidando com a resistência à insulina e são incapazes de processar carboidratos como antes. Também, paleo não possui soja ou laticínios, o que pode ajudar com as alterações hormonais, já que o excesso de soja e hormônios encontrados em produtos lácteos convencionais podem levar a altos níveis de estrogênio, fazendo com que armazenem gordura nas coxas e quadris. Da mesma forma, inclui boas gorduras que promovem a produção saudável de hormônios.

 

  •  Dieta do alimento integral (whole foods)

A dieta do alimento integral, ou dieta limpa, evita todos os alimentos processados, o que pode impedir a inflamação. Essa metodologia também pode ajudar a gerenciar hormônios, devido ao fato de que alimentos integrais não possuem antibióticos ou conservantes, que podem ser grandes desreguladores hormonais.

Esse plano alimentar se concentra em comida de verdade, como frutas, legumes, legumes, grãos integrais, peixe, carnes e gorduras saudáveis. Assim, a falta de alimentos processados ​​resulta em melhor estabilidade do açúcar no sangue e menos gordura abdominal. Com isso, o alto número de nutrientes e fibras nesses alimentos proporciona sensação de saciedade, evitando excessos.