A LINHA TÊNUE ENTRE A SAÚDE E O BEM-ESTAR EM BUSCA DE UMA VIDA PLENA
VOCÊ É CAPAZ DE SABER A DIFERENÇA ENTRE SAÚDE E BEM-ESTAR?
SAÚDE
Remotamente quando se falava em ter saúde logo associava-se à ausência de doenças. No entanto, atualmente essa visão fora modificada e, de acordo com a OMS, o termo saúde significa boa disposição do corpo e da mente, o bem-estar social entre os indivíduos.
Uma boa saúde está associada ao aumento da qualidade de vida. É sabido que uma alimentação balanceada, a prática regular de exercícios físicos e o bem-estar emocional são fatores determinantes para um estado de saúde equilibrado.
TIPOS DE SAÚDE:
- Saúde física – É estar bem com nosso corpo.
- Saúde social – Nossos relacionamentos sociais em clima de harmonia.
- Saúde mental – Satisfazer as nossas necessidades de conhecimento e desenvolvimento pessoal.
- Saúde espiritual – Satisfazer os nossos valores, o nosso plano de vida.
A nova definição de SAÚDE engloba bem-estar físico, mental e social.
BEM-ESTAR
É um conjunto de práticas que engloba uma boa nutrição, atividade física, bons relacionamentos interpessoais, familiares e sociais, além de controle do estresse.
A melhor definição de BEM-ESTAR é a saúde no seu sentido mais amplo, de maneira ativa e em todos os seus aspectos.
Bem-estar Físico
É a condição global do corpo em relação a patologias e ao vigor físico, ou seja, é a ausência de doenças associada a um bom funcionamento do metabolismo.
Bem-estar Social
Também chamado de “qualidade de vida”, é usado para designar o bem-estar de uma sociedade no seu conjunto, englobando a riqueza monetária e o acesso a bens e serviços, mas também o seu grau de liberdade, prazer, inovação e saúde ambiental.
Bem-estar Mental
É o equilíbrio emocional entre o interno e as vivências externas, ou seja, é estar bem consigo e com os outros, aceitar as exigências da vida, saber lidar com todos os tipos de emoções, vivendo a vida na sua plenitude, respeitando o legal e o outro.