De acordo com o dicionário, o conceito de MENTALIDADE é:
substantivo feminino
- estado, qualidade daquilo que é mental, do que caracteriza os processos e atividades da mente.
- conjunto de manifestações de ordem mental (crenças, maneira de pensar, disposições psíquicas e morais), que caracterizam uma coletividade, uma classe de pessoas ou um indivíduo; mente, personalidade.
Pode-se dizer que a mentalidade é a forma de entender a própria existência.
A mentalidade, tanto individual quanto coletiva, depende da tradição cultural, a educação recebida pela família e as circunstâncias sociais e históricas de cada época. Em alguns casos, a forma como um indivíduo pensa pode estar relacionada à sua herança genética.
- TIPOS DE MENTALIDADE
Quando falamos em mentalidade estamos nos referindo, diretamente, ao nosso mindset.
Essa palavra, mindset, que se tornou figurinha fácil nos setores empresariais, diz respeito sobre nossa mentalidade, a forma como organizamos nossos pensamentos, e como tomamos nossas decisões.
É muito importante manter o mindset organizado e equilibrado, para conseguir desenvolver melhor suas competências e obrigações e alcançar os objetivos com muito mais facilidade.
Existem 2 tipos de mindset: fixo e de crescimento. São esses padrões de pensamento que refletem diretamente no sucesso da vida profissional e pessoal do indivíduo, e em todos os aspectos.
Mindset FIXO:
Pessoas com esse tipo de mentalidade acreditam que o talento é o único responsável pelo sucesso: ou você nasce com ele, ou não tem. Este tipo de mindset é muito bem representado pela síndrome de Gabriela (eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim).
Mindset de CRESCIMENTO ou PROGRESSIVO:
Pessoas com essa mentalidade acreditam que, com dedicação, esforço, aprendizado e força de vontade é possível crescer. Que os erros ensinam a desenvolver novas habilidades.
Mas será que é possível mudar a forma de pensar, isto é, mudar o mindset?
Com certeza você já ouviu falar em algum lugar na internet, sobre mudanças de mindset. Mudanças que estão atreladas à forma de se posicionar frente a situações na vida.
Segundo a americana Carol S.Dweck, autora do livro “Mindset: a nova psicologia do sucesso”, é possível mudar a nossa mentalidade, basta tomar conhecimento dos dois mindsets, entender onde você se encaixa e, a partir daí, praticar exercícios diários para raciocinar e reagir de novas maneiras.
Pessoas com mindset fixo costumam ter dificuldades com o novo, pois sentem-se inseguras e acabam perdendo boas oportunidades na vida por conta desse comportamento. Normalmente desistem quando são frustradas, não gostam de desafios e se sentem limitadas.
Já quem tem mindset de crescimento aposta na novidade, no desafio, consegue ver oportunidades onde ninguém mais enxerga, pois costumam ressignificar o que deu errado para dar a volta por cima. Essas pessoas acreditam que tudo é possível quando se está aberto para aprender para crescer.
Veja abaixo as diferenças entre o mindset fixo e o de crescimento.
Fonte: https://blog.athonedu.com.br/
Da mesma forma que o mindset pode ser construído, ele pode ser alterado. Isso significa que você pode desenvolver uma nova realidade da qual gostaria de fazer parte e começar a viver a partir disso. Para mudar efetivamente algum hábito ou comportamento, é preciso mudar o seu mindset, ou seja, a sua forma de ver o mundo.
Caso não haja uma mudança de mentalidade, é muito provável que atitudes sabotadoras e crenças limitantes acabem impedindo a mudança no comportamento ou que as mesmas atitudes de sempre sejam colocadas em prática. A partir do momento em que você realiza uma mudança efetiva no seu pensamento, o seu comportamento também se altera, passando a ser a sua nova realidade.
Para a escritora Carol S. Dweck, não há um mindset certo ou errado e que todos nós possuímos os dois tipos, que variam de acordo com a situação, e, em cada área, é comum que haja a predominância de um tipo, mesmo que nem sempre seja o mesmo.
E você?
Preparado para ressignificar seu padrão comportamental?