Nossa! Já reparou que vira e mexe voltamos sempre ao mesmo assunto?
Não é de hoje que ouvimos que, para se ter uma saúde melhor, é necessário combinar alimentação saudável com exercícios físicos. E, claro, não poderia ser diferente quando estamos falando sobre beleza e bem estar.
Não adianta de nada “morarmos” dentro de uma academia, se não cuidamos do que colocamos em nossa mesa.
Secar a barriguinha, se tornou um troféu para aqueles que conseguem chegar nesse patamar.
Não posso dizer que é uma coisa fácil, porque envolve vários aspectos multidisciplinares, mas também não é nada que não possa ser conquistado com muita perseverança e foco.
Pensando em ajudá-lo(a), irei listar alguns alimentos que são considerados termogênicos, ou seja, possuem a capacidade de queimar calorias. Se liga!
Embora soe um tanto estranho, é verdade que a gordura auxilia na queima da gordura corporal como veremos a seguir…
a)Abacate:
Boa fonte de gordura monoinsaturada, uma dessas substâncias que, segundo especialistas, “atacam” a gordura do abdômen.
b)Frutas vermelhas (morango, cereja e amora):
São ricas em antocianina, um pigmento natural com função antioxidante que ajuda na queima de gordura abdominal.
c)Vinagre de maçã:
Esse tempero contém ácido acético, substância que inibe o apetite, acelera o metabolismo e evita picos de insulina. Ou seja, o vinagre ajuda a dar uma sensação de saciedade por mais tempo e ainda contribui para a queima de gordura ao acelerar o metabolismo. Além de atuar no controle de peso, é mais eficaz na ação diurética e na eliminação de toxinas.
d)Gengibre:
Possui propriedades anti-inflamatórias, além de ser um alimento termogênico, que ajuda a acelerar o metabolismo. O gengibre ainda facilita a digestão de alimentos gordurosos e melhora o funcionamento do intestino.
e)Semente de chia:
Conhecida por formar uma espécie de gel no estômago e, com isso, trazer mais saciedade, ela é fonte de fibras solúveis. Sendo assim, ajuda no controle do apetite e, consequentemente, diminui o volume abdominal.
f)Pimenta:
Fonte de capsaicina, que favorece o aumento da quebra de gorduras no tecido adiposo.
g)Cúrcuma ou açafrão:
Aumenta a produção de adiponectina, hormônio relacionado à queima das gorduras.
h)Ênfase em proteínas:
Procure ter sempre proteína no café da manhã, almoço, jantar e lanches intermediários, combinando alimentos proteicos com carboidratos de qualidade.
i)Alimentos diuréticos:
Aposte na erva doce, salsão, coentro, berinjela, endívias, alho, limão, noz-moscada, cebola, salsa, hortelã, abacaxi, melancia e maracujá.
Quer mais DICAS para queimar a gordura para valer? Anota aí!
*Bote os dentes para trabalhar… Mastigar bem faz toda a diferença na hora de “enxugar” a barriguinha, pois facilitamos a digestão e evitamos o estufamento do abdome.
*Coma menos e mais vezes, sem pressa e em ambiente calmo… O excesso de comida faz volume no estômago.
*Prefira alimentos de fácil digestão… Frutas, grãos integrais e verduras passam rapidamente pelo intestino, enquanto que alimentos de absorção lenta, como por exemplo, queijos, carne vermelha, grão-de-bico, repolho, couve-flor e doces, favorecem a fermentação, responsável pelo aspecto da barriga inchada.
*Capriche nas fibras, mas sem exagero… Elas ajudam o intestino a funcionar, o que elimina aquele aspecto de abdome estufado, e estão presentes nas frutas, nas hortaliças e nos produtos integrais, como granola, aveia e linhaça. Mas se exagerar na quantidade, pode provocar cólicas e inchaço. Sempre beba bastante líquidos durante o dia para facilitar a eliminação do excesso de fibras.
*Troque alimentos refinados por integrais… Além de terem mais fibras e ajudarem o intestino a funcionar melhor, esses alimentos baixam o índice glicêmico, o que evita a produção excessiva de insulina, hormônio que estimula o organismo a estocar gordura. Deixe de lado o pão, o arroz, a farinha e a massa convencional e opte pelas versões integrais.
*Cuidado com alimentos salgados… Eles provocam retenção hídrica, responsável pelo aspecto de inchaço no corpo. Atenção para azeitonas, anchovas, salgadinhos em geral, picles, carne seca, defumados e embutidos (salame, presunto, bacon), queijos salgados e muito temperados (gorgonzola, parmesão, roquefort), catchup e molhos prontos para saladas.
*Beba muita água… Pelo menos dois litros ao longo do dia, mas não durante as refeições, o que dificulta a digestão e favorece a fermentação – e o aumento do volume abdominal. Os líquidos, como água, chás e sucos, além de ajudarem a regular o intestino, permitem também a eliminação do sal. Quanto mais se bebe, mais diluído fica o sódio e mais facilmente ele vai embora com a urina. Mas bebidas gasosas ficam fora dessa, pois dilatam a barriga.